Logo-Prêmio

Regulamento

1. O que é o Prêmio Guia de Motéis?

Idealizado pelo Guia de Motéis, o prêmio tem como objetivo divulgar a preferência dos usuários cadastrados no site através de um ranking top 10 de estabelecimentos moteleiros que foram adicionados espontaneamente pelos usuários às categorias pré-determinadas e disponíveis na seção Meu Guia de suas contas. O prêmio é resultante de uma preferência popular, estando livre de efeito estatístico e não representando a opinião do Guia de Motéis.

2. Qual é o período avaliado?

Todos os motéis adicionados pelos usuários às categorias da seção Meu Guia entre 15 de outubro de 2015 e 15 de outubro de 2017 foram avaliados para o prêmio. A apuração dos dados foi realizada às 9h do dia 31 de outubro de 2017.

3. Quais são as regiões participantes?

A fim de garantir a confiabilidade do prêmio, um número mínimo de avaliações em cada categoria (400 avaliações) foi estabelecido. Desse modo, as regiões participantes da edição 2017/2018 são: Belo Horizonte, Campinas e Região, Curitiba, Distrito Federal, Espírito Santo, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Litoral de São Paulo.

4. Qual é o número mínimo de avaliações?

Uma categoria só é considerada válida para participar do prêmio se possui acima de 400 avaliações dentro do período estipulado. O número de corte foi estabelecido a fim de garantir a validação do ranking e de seus colocados. O mesmo se aplica para a inclusão das regiões participantes do prêmio.

5. Como as avaliações são realizadas?

Cada página de motel cadastrado no Guia de Motéis possui um botão “adicionar ao Meu Guia”. Os usuários que estiverem navegando pelo site logados em suas contas podem adicionar o estabelecimento a essa lista. Uma janela pop up se expande e nela ele pode classificá-lo de uma a cinco estrelas, além de adicioná-lo às categorias pré-determinadas que acredita que o motel se encaixe. Cada usuário pode incluir o motel apenas uma vez em cada categoria.

6. Quais são as categorias a serem avaliadas?

É possível que, ao navegar pela página de um motel, o usuário logado em sua conta o adicione a até sete categorias, disponíveis no menu Meu Guia. São elas: 1) motel favorito; 2) motel dos sonhos; 3) top em gastronomia; 4) top em custo/benefício; 5) top em atendimento; 6) top em limpeza; 7) top em decoração. É permitido que cada usuário avalie apenas uma vez cada item.

7. Como será feita a eleição dos motéis vencedores?

Os 10 motéis mais adicionados pelos usuários em cada categoria, por região, serão apresentados em um ranking e eleitos top 10 no Prêmio Guia de Motéis 2017/2018.

8. Por que apenas 13 regiões participam do prêmio?

Conforme consta no item 4 do regulamento, uma região só é considerada apta a participar do prêmio se atingir o número mínimo de 400 avaliações em uma categoria. Desse modo, regiões que não alcançaram a numeração em nenhuma categoria não participam da edição 2017/2018 do prêmio.

9. Por que determinada região premiou menos que sete categorias ou só premiou a categoria “favorito”?

As regiões que premiaram uma quantidade inferior a sete categorias ou que só contemplaram motéis na categoria “favorito”, não atingiram o número mínimo de 400 avaliações necessárias para torná-la válida para o ranking.

E se um usuário acrescentar ou retirar uma avaliação a um motel dentro do período considerado pelo prêmio?

A avaliação considerada pelo prêmio será aquela que foi realizada pela última vez dentro do período que compreende entre outubro/15 e outubro/17. Ou seja, mesmo que o usuário remova a avaliação sobre um motel em maio de 2016 e volte a incluí-lo em setembro de 2017, o que será considerado será a sua avaliação do ano mais atual. No entanto, cada motel pode ser votado apenas uma vez pelo mesmo usuário em uma categoria. A apuração dos dados da edição 2017/2018 do prêmio ocorreu às 9h do dia 31 de outubro de 2017.

O Guia de Motéis incentivou os usuários a votarem?

Não. Apenas os usuários que navegaram logados em suas contas no site e acessaram a página de seus motéis de interesse puderam adicioná-los às categorias. Foram inclusive desconsideradas as avaliações realizadas através de incentivo do Guia de Motéis - onde após a utilização de um cupom digital, o usuário recebe um convite para avaliar o estabelecimento. Dessa maneira, foi possível garantir uma seleção orgânica, representada exclusivamente pela opinião dos próprios usuários.

A visibilidade dos motéis no site Guia de Motéis interferem na avaliação?

Não. Os motéis contemplados em cada categoria são eleitos exclusivamente pelos usuários cadastrados no site Guia de Motéis, enquanto os mesmos navegam pelo site, independente do tipo de visibilidade estabelecido em parceria.

Quais são as vantagens que os motéis eleitos têm?

Além de estar entre os 10 motéis mais lembrados pelos usuários, os motéis mais avaliados em cada categoria serão contemplados com uma placa luminosa confeccionada em acrílico, que poderá ser utilizada na recepção do motel, além de destaque do título na página no Guia de Motéis.